sexta-feira, 30 de novembro de 2012

As afitas ardem e doem!

Nesta última quarta, 28/11, em meio ao intervalo de aula da disciplina de Teoria do Desporto, recebi um telefonema sem identificação de chamada. Tratava-se de uma ligação internacional, com origem na Alemanha, e me falava um jornalista do Deutsche Welle.

Vejam: 
Azaf ita zardëm douwën! 

a tradução...
As afitas ardem e doem!

Esta é uma antiga brincadeira da infância.... E é o que sei do idioma alemão, ou seja, nada!

Minha sorte foi a de que o sujeito era da Brasilianisch-Redaktion, o que tornou a conversa possível. Ele me localizou por indicação da Prof. Dulce Suassuna, colega da UnB a quem agradeço pela referência. Sua intenção era a de realizar uma entrevista sobre as manifestações contra a Copa do Mundo de 2014 que ocorreriam no próximo fim de semana no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Como estava em intervalo de aula e não poderia me estender na conversa, ele me sugeriu a alternativa de responder suas perguntas por e-mail, e foi o que fiz.

Suas perguntas me provocaram, além da reflexão, um bom esforço de síntese. 

A matéria completa você pode ler em: 

O seu diálogo com o texto que produzi foi bastante pontual, o que é próprio da produção e escrita jornalística. Assim, a fim de compartilhar o texto completo que escrevi, vou iniciar minhas postagens pela ordem das perguntas que me foram feitas.

  1. A Copa no Brasil é um sonho ou pesadelo? Há insatisfação dos brasileiros em relação ao evento?
  2. Quais são as vantagens do Brasil receber a Copa do Mundo?
  3. Quais são os maiores pontos críticos do Brasil para a Copa (evitar corrupção, obras públicas desnecessárias etc)? Qual é a sua opinião?
  4. Até agora, os movimentos de manifestação da Copa são isolados. Na sua opinião, eles tendem a aumentar com a proximidade do evento? Ou você acredita que o brasileiro não está interessado na questão?

Nas próximas postagens, portanto, uma a uma, vou revisar e apresentar as respostas que tenho para tais questões. 

Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário