terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Festa da ciência


O CONBRACE, como costumamos chamar o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, terá sua 18ª edição, junta ao CONICE, Congresso Internacional de Ciências do Esporte, realizada em Brasília, de 2 a 7 de agosto próximo. 

Tive a honra de presidir o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, o CBCE, por quatro anos, contribuindo de perto com a organização dos CONBRACE´s de Recife, em 2007, e Salvador, em 2009.

Antes disso, vinha militando academicamente no CBCE a partir de outras instâncias, como a Secretaria Estadual de Goiás, o Comitê Científico do GTT Lazer e Sociedade e do GTT Políticas Públicas.

O CBCE é uma das poucas entidades do mundo esportivo que preza pela participação, democracia e alternância do poder. 

Assim, já se passaram outros quatro anos desde que me afastei dos debates e ações envolvendo a direção e gestão de nossa entidade. Mas, agora, como docente da UnB, não poderia deixar de me engajar junto com toda turma do CBCE-DF na organização do XVIII CONBRACE e V CONICE.

O CONBRACE sempre representou um salto adiante na história do CBCE, agregando ao seu patrimônio político, acadêmico e científico novas e importantes conquistas.

Nesta edição do evento, o debate em torno da temática Identidade da Educação Física e Ciências do Esporte em tempos de megaeventos buscará atualizar nossas discussões e avaliação sobre os desdobramentos e impactos das transformações contemporâneas sobre a identidade da área.

Serão mesas, mostras e, como nas últimas edições, centenas de trabalhos de pesquisadores e estudantes de todo país a serem apresentados, qualificando cada vez mais o CBCE como pólo aglutinador e impulsionador do desenvolvimento da Educação Física e Ciências do Esporte.

Está prevista uma extensa programação que conta ainda com a realização de painéis, fóruns, encontros, reuniões de interesse, além, é claro, de uma diversa e rica programação cultural.

Teremos muito a fazer...

Importa para nós é reafirmar mais uma vez o papel e o compromisso histórico do CBCE com a qualidade social do ensino, da formação, da prática profissional e do fazer científico no campo da Educação Física e Ciências do Esporte.

Portanto, neste ano que o CBCE completa seus 35 anos, estamos nos preparando para uma verdadeira festa da ciência... Estão todos convidados.

As inscrições já estão abertas.
Participe!

2 comentários:

  1. Aqui do Amapá, já estamos organizando uma nau para ocupar Brasília.
    Um forte abraço e parabéns pelo blog.
    Marcio

    ResponderExcluir
  2. Opa Márcio,

    Serão todos muito bem vindos.
    E pode esperar... na festa da ciência, a ex. de Macapá, vão ter também painéis culturais e butecos filosóficos... quem vier verá...rs...

    Grde abraço!

    ResponderExcluir