quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ciência e utopia



A 18ª edição do CONBRACE, como costumamos chamar o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, e a 5ª edição do CONICE, Congresso Internacional de Ciências do Esporte, começam amanhã, 2/8, em Brasília-DF.

Os encontros propõem a discussão sobre a Identidade da Educação Física e Ciências do Esporte em tempos de megaeventos, buscando atualizar nossas discussões sobre os desdobramentos e impactos das transformações econômicas, políticas e culturais mais recentes sobre a identidade da área.

Serão mesas, mostras e, como nas últimas edições, centenas de trabalhos de pesquisadores e estudantes de todo país a serem apresentados, qualificando cada vez mais o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE como pólo aglutinador e impulsionador do desenvolvimento da Educação Física e Ciências do Esporte.

Está prevista uma extensa programação que conta ainda com a realização de painéis, fóruns, encontros, reuniões de interesse, além, é claro, de uma diversa e rica programação cultural.

Os Anais Eletrônicos já foram pré-publicados e, para quem não puder estar presente, boa parte da programação será transmitida on-line pelo portal Conbrace a Distância

Mas, de toda a programação, gostaria de destacar um momento, a posse da nova Diretoria do CBCE, agendada para a Assembléia do domingo, dia 4/8, as 19hs. 

Aproveito a oportunidade para parabenizar, em nome de seu presidente, Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga, todos os colegas da Gestão 2011-2013.  

Um registro especial se faz necessário também para agradecer e homenagear aqui uma jovem extraordinária, Chris Macedo, trabalhadora e estudante comprometida e competente que soube, sempre alerta, harmonizar ralação administrativa e formação acadêmica. Neste CONBRACE, ao tempo que comemora sua aprovação no doutorado da ESEF-UFRGS, ela se despede ao fechar um ciclo de 8 anos como secretária do CBCE.  
 
Por sua vez, gostaria ainda de saudar os companheiros da Chapa Compromisso e Participação, eleitos para dirigir nossa associação científica nos próximos dois anos. Desejo a Simone Rechia, Paula Cristina da Costa Silva - ou simplesmente Paulete, Manuel Pacheco, Edvaldo Góis Júnior, Felipe Quintão de Almeida, Vidalcir Ortigara, Márcia Ferreira Chaves Gamboa e Marcus Tartaruga um excelente trabalho. 

"O CBCE é um espaço e um lugar impossível, mas abasolutamente necessário para a Educação Física brasileira!

Tomo emprestadas as palavras do também ex-presidente de nossa associação, o professor da UFES Valter Bracht, para situar o desafio de fazer o CBCE.  

Absolutamente necessário, pois foi ele a instância que, ao longo dos últimos 35 anos, serviu de apoio à construção de uma Educação Física crítica, repercutindo na qualidade do ensino, da formação, da prática profissional e da pesquisa comprometidos com a transformação social e emancipação humana.

Impossível porque, em tempos de apequenamento da política e miséria da razão, é um espaço e lugar que resiste, democrático e plural, mobilizando utopias e construindo o novo. 

Sim, o CBCE deve continuar sendo nossa utopia, um pólo de reflexão, produção e difusão de conhecimento ancorado no passado, presente e futuro, um espaço e lugar coletivo de antecipação dialética de outras Educações Físicas e Ciências do Esporte possíveis.

Vida longa ao CBCE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário